DOCUMENTÁRIOS BRASILEIROS

O Samba (2014) MP4

Género: Documentário Musical
Ano de lançamento: 2014
Áudio: Português/br
Legendas:  Não
Duração: 81 Minutos
Tamanho: 1.67 Gb
Extensão: MP4
Sinopse:Buscando identificar as raízes do ritmo que se confunde com a própria identidade brasileira, o diretor suíço Georges Gachot investiga a importância do samba na vida de tantas pessoas. Para isso, ele conta como guia o cantor Martinho da Vila, que conta histórias sobre sua carreira e apresenta ao diretor sua escola de samba do coração, a Unidos de Vila Isabel, campeã do carnaval em 2013. Participam do documentário a cantora Mart'nália, Ney Matogrosso, Leci Brandão, Zeca Baleiro, Beth Carvalho, entre outros artistas ligados a este gênero musical.

"Quando um estrangeiro resolve fazer um filme sobre algum elemento cultural de outro país, a escolha pela reiteração de estereótipos é meio caminho andado para o fracasso. Felizmente, o diretor francês Georges Gachot não cometeu esse erro quando decidiu realizar um trabalho sobre uma música tipicamente brasileira: O Samba.

O documentário de Gachot se centra em três eixos temáticos: o Carnaval, representado pela escola de samba Unidos de Vila Isabel; o samba propriamente dito, com destaque para suas variações e para sua história; e o cantor Martinho da Vila, protagonista que guia o filme e tem os principais sucessos cantados por ele e por convidados (Ney Matogrosso, Leci Brandão, Paula Lima, entre outros) ao longo da projeção.

Essa falta de um foco único, que aparece sugerido no título escolhido, causa momentos de dispersão, mesmo com os temas estando interligados. O grande espaço dado em tela para Martinho da Vila leva o espectador a pensar que está assistindo a um documentário exclusivamente sobre a carreira do cantor, e “o samba” do título fica por vezes em segundo plano.

Isso poderia ser um empecilho grave para o funcionamento do filme, mas o carisma de Martinho, com seu sorriso fácil e voz inconfundível, o torna um personagem agradável para se acompanhar. De alguma maneira, o artista surge quase como uma personificação do samba, fazendo batuque até com uma faca e criando músicas para tudo o que ronda seu cotidiano, como o seu sítio e algumas árvores de pitomba. O músico também se mostra um conhecedor da história do ritmo, sendo um dos responsáveis pelas poucas falas sobre o assunto.

O filme celebra Martinho, maior expoente da Vila Isabel, mas também dá voz aos “anônimos”, como o mestre de bateria, a ritmista iniciante, os moradores do bairro. Gachot parece entender que a importância do samba vai muito além de um ícone, e está espalhada pelo entorno das grandes celebrações.

Não à toa, em vez de filmar o Carnaval de modo tradicional, dando ênfase ao público que aparece na TV em camarotes e arquibancadas, o diretor opta por mostrar a emoção de passistas anônimos e daqueles que se contentam em observar por uma grade a entrada das escolas no sambódromo.

Nada mais simbólico sobre isso do que a sequência final: os carros alegóricos passam e a câmera fica, mostrando aqueles que estão por trás da festa, como os garis que trabalham com alegria e uma senhora que samba sozinha como se não houvesse amanhã. Está aí uma cena que deveria ser mostrada como resposta sempre que alguém queira saber o que é o samba."

Elenco: Martinho da Vila,Ney Matogrosso, Leci Brandão, Paula Lima.

                                                   DOWNLOAD
__________________________________________________________________________________


For Love of Liberty: The Story of America's Black Patriots (2010) MP4

Género: Documentário
Ano de lançamento: 2010
Áudio:  Português/br
Duração: 240 Minutos
Tamanho: 3.6 Gb
Extensão: MP4
Sinopse: Documentário em quatro partes que mostra a participação dos negros dos Estados Unidos em todos os conflitos envolvendo seu país. Desde a Revolução Americana, em 1776, até os conflitos mais recentes no Oriente Médio, esses cidadãos participaram ativamente de todas as batalhas, mas sempre foram considerados inferiores por seus compatriotas. A partir de cartas, diários, discursos e registros militares da época, o documentário examina por que, apesar da enorme injustiça com que eram tratados, esses homens e mulheres lutaram tão bravamente por uma liberdade que eles próprios não podiam desfrutar.

Episódio 1
Na Revolução Americana, em 1776, os negros ainda eram, em sua maioria escravos, e não podiam lutar armados. Depois, veio a Guerra de 1812, que foi travada nos mares e os marinheiros negros representavam 10% dos homens enviados ao mar. Finalmente, após a sangrenta Guerra da Secessão, e com a Abolição da Escravatura, os negros puderam finalmente sonhar com a liberdade pela qual tanto lutavam. Mas não foi bem isso o que aconteceu...

 Episódio 2
Neste episódio, a criação dos primeiros regimentos de cavalaria compostos exclusivamente por negros – ironicamente, seriam eles muito bem-sucedidos em massacrar os índios em benefício da construção de ferrovias no oeste do país. A participação decisiva dos negros nas I e II Guerras Mundiais também é abordada, assim como a insistência cruel da maioria branca e racista dos norte-americanos em não tratar seus compatriotas como cidadãos, mesmo eles tendo arriscado suas vidas nos campos de batalha da Europa e do Japão. 
 

 Episódio 3
Neste episódio, as decisivas batalhas de Iwo Jima e Omaha, na II Guerra Mundial, e como alemães e japoneses, em busca de simpatia, questionavam o porquê de soldados negros lutarem por uma pátria que não os respeitava. Os Estados Unidos entram em mais um conflito, dessa vez na Coreia. Em 1951, as Forças Armadas tornam-se integradas, com negros e brancos servindo em condições de igualdade. Mas as questões raciais em seu país estavam longe de ter um fim...

Episódio 4
A longa e trágica Guerra do Vietnã, onde, pela primeira vez, brancos e negros, homens e mulheres lutaram lado a lado desde o começo do conflito. Também foi o período em que a luta pelos direitos civis se intensificou nos EUA. A partir dos anos 80 e 90, a belicosidade norte-americana chega ao Oriente Médio, onde, até os dias de hoje, trava uma guerra sem fim.

                                                DOWNLOAD 
______________________________________________________________________

Amur, o Amazonas da Ásia (2015) MP4




Género: Documentário
Ano de lançamento: 2015
Áudio: Português/Br
Duração: 135 Minutos
Tamanho: 3 Gb
Extensão: MP4
Sinopse:  A bacia do rio Amur, no nordeste da Ásia, apresenta-nos uns dos ecossistemas mais espetaculares, extremos e desconhecidos do mundo. O rio Amur, praticamente desconhecido para os ocidentais, é um dos dez mais caudalosos do planeta. A bacia estende-se ao longo de cinco mil quilômetros desde o este da Mongólia até ao Pacífico, e desde o sul da Sibéria ao norte da China. É um clima de extremos e por estar numa das zonas tectônicas mais ativas da Terra, esculpiu um mundo surpreendente e exótico. Ao longo do curso encontramos uma enorme variedade de animais e paisagens, pradarias silvestres, tundra na montanha, bosque boreal, paisagens vulcânicas, planícies inundáveis e úmidas, florestas subtropicais, a costa virgem do Pacífico Norte, e algumas das terras agrícolas mais produtivas da Ásia.



Episódio 1 - Por Dentro do Vale das Sombras - A Rica Costa de Amur [Into The Shadowlands]

O delta costeiro do rio Amur é um dos ecossistemas mais ricos do planeta, nutrido pela enorme carga de sedimentos do poderoso rio.



Episódio 2 - Rio do Dragão Negro [The Black Dragon]


Na China, o curso médio do rio Amur é chamado de Heilong-jiang, que significa Dragão Negro. O rio percorre a antiga Manchúria e forma uma fronteira natural entre a China e a Rússia.
O delta costeiro do rio Amur é um dos ecossistemas mais ricos do planeta, nutrido pela enorme carga de sedimentos do poderoso rio.



Episódio 3 - O Reino de Khan [Khan's Kingdom]


Acompanhando o curso do rio no sentido da Mongólia, o itinerário da série deixa para trás a floresta boreal do extremo norte da China e sul da Sibéria para acompanhar os dois afluentes ocidentais do Amur.

                                         DOWNLOAD 
______________________________________________________________________

Animal Planet - Bahama Selvagem (2015) MP4 HD [Dobrado Pt-Br]

Género: Documentário
Ano de lançamento: 2015
Áudio: Português/br
Duração: 258 Minutos
Tamanho: 5.4 Gb
Extensão: MP4
Sinopse: As praias de areia branca e as águas azul-turquesa das Bahamas abrigam um dos habitats mais selvagens do mundo. Esta série explora a fantástica fauna da região.

Ao longo de seis episódios, Peter Zuccarini, renomado cineasta especializado em filmagens submarinas e sua equipe, embarcam em uma aventura de exploração das profundezas do oceano, captando com suas câmeras uma beleza natural raramente vista.

As cavernas e fossas azuis das Bahamas estão entre as formações geológicas mais belas do planeta. Suas profundezas escondem criaturas tão maravilhosas como exóticas, capazes de sobreviver num leito marinho que apresenta as condições mais adversas. Espetaculares vistas aéreas e tomadas subaquáticas mostram, a partir de múltiplos ângulos, a diversidade de espécies que convivem nos exuberantes manguezais, recifes de coral, bancos de areia e em mar aberto.

Nas Bahamas, as diferentes criaturas se adaptaram para sobreviver, gerando uma diversidade fascinante. Iguanas ferozes, arraias ágeis e golfinhos exóticos compartilham seu território com tartarugas marinhas, tubarões, cachalotes e até as solitárias baleias-bicudas-de-blainville. Muitos desses ecosistemas estão conectados e cada espécie cumpre um papel surpreendente na vida dos demais, formando uma complexa cadeia de inter-relações.


Episódio 1 - Cavernas
Oculto sob a superfície das centenas de arquipélagos que compõem o território das Bahamas, há um mundo mágico que data de milhões de anos. Em suas cavernas e fossas azuis, encontram-se algumas das formações geológicas mais bonitas do planeta. Suas profundezas escondem criaturas tão maravilhosas quanto exóticas, capazes de sobreviver num leito marinho que apresenta as condições mais adversas.


Episódio 2 - Mangues
Os mangues são o lar da fauna e da flora marinhas das Bahamas. Mais de 90% das espécies das ilhas passam parte da vida no bioma. Em suas águas pantanosas, os filhotes de tubarão aprendem a caçar e as lagostas desenvolvem a capacidade de se esconder. As raízes dessas árvores resistentes à àgua salgada são o lar de criaturas extraordinárias: do diminuto cavalo-marinho ao caranguejo-do-mangue. Até o fascinante flamingo se alimenta dos crustáceos do mangue, que lhe conferem sua peculiar tonalidade rosada. 


Episódio 3 - Corais
As águas profundas que banham as Bahamas são alucinantes – e a biodiversidade de seus corais é crucial para as espécies que nelas habitam. Criaturas marinhas diversas e coloridas buscam alimento e refúgio nas complexas estruturas dos corais. Diariamente, as diversas espécies interagem e “negociam” o espaço comum. Cardumes de peixes limpadores removem os parasitas de seus vizinhos e, em uma reviravolta do destino, qualquer predador pode se tornar presa.


Episódio 4 - Praias
Além das incríveis praias de areia branca das Bahamas, os bancos de areia e o mar azul-turquesa são o lar de ferozes iguanas, arraias que se camuflam para se alimentar, golfinhos exóticos e tartarugas marinhas azuis. As arraias recorrem a um sensor elétrico para detectar os crustáceos escondidos sob a areia. As criaturas que sobrevivem neste hábitat são as que têm habilidades para tirar proveito das condições desérticas.


Episódio 5 - Mar Aberto
O mar aberto abrange quase a metade da área das Bahamas, onde habitam as espécies mais arredias. Estas criaturas devem se mover com rapidez para procurar alimento, refúgio ou parceiros para acasalar. Os tubarões, os cachalotes e até as solitárias baleias-bicudas-de-blainville estão entre os predadores de águas mais profundas do planeta. Cardumes de peixes e bandos de pássaros exploram todas as vantagens desse bioma, uma zona rica em algas marinhas e fendas rochosas.

Episódio 6 - Terra de Maravilhas
Do coral que formou as Bahamas aos mangues que protegem suas vastas planícies de areia das tormentas tropicais, cada região e muitas das espécies dos arquipélagos dependem uma das outras para sobreviver. Esses ecossistemas e criaturas que neles habitam moldam o encanto mágico das Bahamas. Cada espécie cumpre um papel surpreendente na vida das demais, formando uma complexa cadeia em que todos os seres são interligados. 

                                     DOWNLOAD  
 _____________________________________________________________________
 Terra Brasil (2017)
Género: Documentário
Ano de lançamento: 2017
Áudio: Português/Br
Duração: 460 Minutos
Tamanho: 12.04 Gb
Extensão: MKV
Sinopse: Confira a diversidade da natureza brasileira. A cada episódio, uma nova região, com sua flora e fauna reveladas.

A série acompanha três viajantes em suas visitas a áreas preservadas em diversas regiões do País. O objetivo é revelar as belezas genuinamente brasileiras  sob as perspectivas peculiares de cada um dos apresentadores: o engenheiro agrônomo Aruay Goldschmidt, o botânico Anderson Santos e a chef aventureira Mayra Abbondanza.

Os três viajam juntos para descobrir e captar as peculiaridades dos ecossistemas visitados. Gravados ao longo de um ano, os episódios contam sempre com a participação de um guia local que mostra seus conhecimentos e os detalhes da região a ser explorada.

No episódio de estreia, Aruay, Anderson e Mayra visitam a Serra do Japi. Depois de chegar aos 1.400 metros de altitude, o trio descobre a estratificação vegetal e os sabores escondidos na mata, como as castanhas que só podem ser encontradas por lá. Parque Nascentes de Paranapiacaba, grutas de Serra Grande, restinga, cerrado e mangues estão entre os destinos.


Episódio 1 - Reserva Biológica Municipal da Serra do Japi 
 No episódio, visitam a Serra do Japi, uma importante área da Mata Atlântica e caminham a 1400 metros de altitude, conhecendo a flora, a fauna e a diversidade da floresta ao longo da trilha.
                                                           DOWNLOAD 


Episódio 2 - Parque Estadual Restinga de Bertioga - Manguezal
No manguezal do litoral do sudeste brasileiro, os visitantes caminham pelas águas salobras e descobrem as principais diferenças entre as plantas e os animais que habitam este rico ambiente natural.

                                                         DOWNLOAD 

Episódio 3 - Legado das Águas - Trilha do Cambuci
Aqui, chega-se a um dos destinos mais ricos em diversidade do Legado das Águas: a Trilha do Cambuci. Pelo caminho, está o estúdio fotográfico que registra a ocorrência da fauna que habita a região.
                                                         DOWNLOAD

Episódio 4 - Parque Natural Municipal Nascentes de Paranapiacaba
Caminha-se pela histórica Vila de Paranapiacaba, no alto da Serra do Mar e visita-se o Parque Municipal, onde nos deparamos com plantas e saberes da natureza local e áreas da Mata Atlântica totalmente intactas.
                                                         DOWNLOAD

Episódio 5 - Legado das Águas / Viveiro - Trilha da Figueira
Aqui os visitantes se deparam com uma gigantesca e centenária figueira. Visitam também o orquidário e o sistema de produção de mudas nativas na maior reserva privada de Mata Atlântica do Brasil.
                                                         DOWNLOAD

Episódio 6 - Parque Nacional da Serra do Cipó - Cânion das Bandeirinhas
No Cânion das Bandeirinhas, os visitantes caminham sobre as rochas e se deparam com os mais diferentes aspectos geológicos da formação de uma das áreas mais antigas do Brasil, a Cadeia do Espinhaço.
                                                          DOWNLOAD

Episódio 7 - Legado das Águas - Trilha de Dezembro
No Legado das Águas, os visitantes chegam até o cenário exuberante da cachoeira de Dezembro. Pelo percurso, animais, plantas e o rio são os principais atrativos.
                                                           DOWNLOAD

Episódio 8 - Parque Estadual do Sumidouro - Cavernas - Gruta da Lapinha
Em uma caverna de Minas Gerais, os visitantes caminham pelos salões e se deparam com as formações rochosas, a sala dos sonhos e a fauna desse ambiente cheio de história. 
                                                           DOWNLOAD

Episódio 9 - Parque Estadual do Sumidouro - Lagoa do Sumidouro
Em Minas Gerais, nossos viajantes visitam a Lagoa do Sumidouro, encontrando a riqueza da natureza e observam as pinturas rupestres de uma das áreas mais antigas habitadas pelo homem nas Américas.
                                                           DOWNLOAD

Episódio 10 - Parque Natural Municipal do Tabuleiro - Cachoeira do Tabuleiro 
Os visitantes chegam à cachoeira do Tabuleiro, a terceira maior queda de água do Brasil, conhecendo a flora do Cerrado de Minas Gerais pelo caminho.
                                                           DOWNLOAD

Episódio 11 - Parque Estadual Restinga de Bertioga - Restinga
A visita é a uma das mais importantes áreas conservadas de restinga do litoral do Brasil, caminhando pela praia e desbravando a costa litorânea rica em biodiversidade.
                                                            DOWNLOAD

Episódio 12 - Parque Nacional do Itatiaia - Pico do Couto
Eles sobem até o Pico do Couto, um dos pontos mais altos do Brasil, conhecendo a vegetação de campos de altitude da área, situada a mais de 2.600m de altitude.
                                                             DOWNLOAD

Episódio 13 - Parque Nacional do Itatiaia - Prateleiras do Itatiaia
A subida é feita para a base das Prateleiras do Itatiaia, a  mais de 2.400m de altitude, conhecendo a fauna e a flora local e, inclusive, uma lagoa de altitude.
                                                             DOWNLOAD

Episódio 14 - Parque Estadual Cerca Grande
É o único sítio arqueológico de Minas Gerais tombado pelo IPHAN em nível nacional.  Está inserido em uma das mais expressivas regiões cársticas do Brasil e é considerado o berço da espeleologia, arqueologia e paleontologia brasileira
                                                              DOWNLOAD

Episódio 15 - Parque Estadual do Ibitipoca - Rio Grande
Os visitantes caminham até a margem do Rio Grande e pelo caminho se deparam com uma obra de engenharia da natureza, os ninhos do João-graveteiro, ave que constrói seus grandes ninhos com pequenos gravetos.
                                                              DOWNLOAD

Episódio 16 - Parque Estadual do Ibitipoca - Janela do Céu
Os visitantes fazem um percurso nada convencional e visitam a parte baixa da Janela do Céu, em Ibitipoca.
                                                               DOWNLOAD

Episódio 17 - Parque Nacional da Serra do Cipó - Velózias Gigantes
Os visitantes conhecem o vale das velózias gigantes, plantas que só ocorrem em determinadas regiões de Minas Gerais com alguns exemplares tendo mais de 600 anos.
                                                                 DOWNLOAD

Episódio 18 - Parque Estadual do Ibitipoca - Caverna da Água Santa 
No meio da região de Ibitipoca, em Minas Gerais, uma gruta que era usada como refúgio dos escravos é visitada e descobrem ricas informações sobre as plantas e os animais da região. 
                                                                  DOWNLOAD

Episódio 19 - Parque Estadual Pico do Marumbi - Morretes
Em uma das regiões de Mata Atlântica mais exuberantes do Brasil, os vistantes caminham em direção ao Pico do Marumbi, na serra paranaense, onde a antiga e ativa linha férrea e os trens são vistos durante toda a travessia.   
                                                                  DOWNLOAD

Episódio 20 - Parque Estadual da Ilha do Mel
Eles chegam à costa litorânea do Brasil e visitam a Ilha do Mel. As trilhas levam às praias e às áreas de mata da encosta do litoral brasileiro. Pelo caminho, encontram a rica flora local e os sambaquis.  
                                                                   DOWNLOAD  
__________________________________________________________________________________ 

Sem comentários:

Enviar um comentário